Artrose do Joelho

Osteoartrite ou artrose são dois nomes para a mesma doença. Ela provoca o desgaste da cartilagem e outras estruturas da articulação ao longo do tempo. O joelho é a articulação do corpo mais afetada pela osteoartrite, mas também pode ocorrer em outras articulações, como quadril, coluna e ombro.

A artrose é a doença do sistema musculoesquelético mais comum do mundo! Estima-se que até metade das pessoas com mais de 65 anos de idade possam ter algum impacto devido à artrose. Estudos mostram uma probabilidade de aumentar 7 vezes os casos de artrose no mundo até 2030! Ou seja, a artrose é uma doença muito comum e que merece total atenção.

A cartilagem tem um papel fundamental para o joelho, protegendo o osso que fica abaixo dela (osso subcondral). Além disso, ela participa da produção de substâncias como o líquido sinovial, um verdadeiro “lubrificante do joelho”.

Conforme a cartilagem vai ficando mais fina, o osso subcondral (aquele que fica embaixo da cartilagem) começa a reagir (já que ele passa a receber mais impacto, pois está perdendo a proteção da cartilagem). Com a progressão da perda da cartilagem (evolução da artrose do joelho), passa a existir o contato “osso com osso” (redução do espaço articular). Isso faz com que o osso abaixo da cartilagem fique inflamado e mais duro (esclerose do osso subcondral), além de aumentar a formação dos osteófitos (os famosos “bicos de papagaio”), que são tão comuns na artrose de joelho.

Os principais sintomas da artrose do joelho são:

• Dor na articulação
  • Inchaço
  • Restrição da mobilidade e rigidez
  • Sensação de estalos, barulhos, atrito, joelho saindo do lugar
  • Diminuição da força do joelho
  • Perda do alinhamento do joelho

Inicialmente a dor pode ocorrer com atividades mais intensas apenas, mas com a progressão da doença pode haver dor com atividades do dia-a-dia e até mesmo em repouso. Pessoas com artrose do joelho podem ter períodos de grande piora dos sintomas, com crises de dor e inchaço, a famosa “água no joelho”.

Tratamento

A artrose do joelho não tem cura, uma vez que o desgaste da cartilagem não é reversível.

Porém, isso não significa que os sintomas não possam ser tratados e controlados: com o tratamento adequado, é possível grande melhora clínica. Da mesma forma, a progressão da artrose pode ser controlada com o tratamento.

Tratamentos para regeneração da cartilagem existem, mas são possíveis em caso de lesões localizadas da cartilagem. A artrose envolve desgaste difuso da cartilagem, e alterações de todos os tecidos da articulação.

A primeira linha de tratamento da artrose não envolve cirurgia, e inclui várias modalidades de intervenção (tratamento multimodal). Medidas para o tratamento da artrose envolvem:

• orientações e conscientização sobre a doença
  • reabilitação e condicionamento físico
  • controle de peso
  • adequação de fatores de sobrecarga
  • medicamentos para o alívio dos sintomas, analgésicos
  • medicamentos para controle da inflamação
  • medicamentos popularmente conhecidos como suplementos para artrose dos joelhos
  • medicamentos aplicados dentro da articulação (infiltração e viscossuplementação com ácido hialurônico)
  • uso de palmilhas ou órteses
  • infiltração, bloqueio ou neuromodulação dos nervos geniculares (nervos responsáveis pela sensibilidade dos joelhos)

Atuando na área de Intervenção em Dor, hoje disponibilizamos aos nossos pacientes diversas técnicas minimamente invasivas para o controle da dor, melhora da função e prevenção da progressão da osteoartrite do joelho (tratamento preservador da cartilagem).

Dr. Marcos Robson